VIVA BEM! NÓS AJUDAMOS!


Mitos alimentares

 

 

O tema da alimentação como outros é alvo de mitos. Descodificamos alguns deles:

Mito: A água ingerida à refeição engorda.
Verdade: Falso, a água não fornece calorias e por isso não engorda em nenhum momento da sua ingestão.

Mito: Os hidratos de carbono são proibidos numa dieta.
Verdade: Falso, os hidratos de carbono principalmente os complexos como por exemplo, os do pão escuro, são indispensáveis quando ingeridos em quantidades adequadas.

Mito: O café e a coca-cola aceleram o metabolismo queimando mais rapidamente as calorias.
Verdade: Falso, as colas têm um elevado teor de açúcar e ácido fosfórico sendo por isso uma bebida a evitar. O café não fornece calorias por isso não faz “queimar” mais calorias.

Mito: Comer apenas alimentos sem gorduras faz perder quilos rapidamente.
Verdade: Falso, mas uma alimentação saudável deve ter menos calorias e menos gorduras (estas devem ser de origem vegetal e ingeridas em quantidades moderadas).

Mito: A fruta engorda.
Verdade: Falso, os frutos fornecem muitas vitaminas, fibras e antioxidantes pelo que diariamente devem-se comer três a cinco peças de fruta.

Mito: Os lacticínios magros e produtos light não engordam.
Verdade: Falso, … tudo engorda… nada engorda. O que conta é a quantidade total de calorias que um indivíduo ingere no final do dia. Por isso e embora os produtos light tenham menos calorias o importante é ingerir diariamente menos calorias.

Mito: As dietas devem ser complementadas com medicamentos para ajudar a eliminar as gorduras do corpo.
Verdade: Falso, a utilização de produtos para emagrecer nunca é o aspecto mais importante de um plano de emagrecimento. Sempre que se verifique o seu uso é importante que sejam utilizados sob supervisão médica e de um médico nutricionista.

 

 

Fonte:Plataforma contra a obesidade